terça-feira, 25 de novembro de 2008

as TIC e os clássicos

Assisti, ontem à noite, a uma parte do debate no «Prós e Contras». Raramente consigo aguentar um até ao fim, já pelos convidados, já pela apresentadora (Credo!). Assisti, pois, ao início e tive pena de ouvir o professor de filosofia a dizer que se usasse as TIC estupidificava...
Pessoalmente não vejo incompatibilidade entre o uso das TIC e o ensino/aprendizagem da filosofia. Vejo, sim, incompatibilidade entre aulas magistrais (centradas no professor) e os alunos do século XXI. Mas estas coisas, como ficou provado, não se mudam por despacho. Temos uma longa história de prática do «magister dixit» e, agora, contrariar isso, é cá uma trabalheira...
Será que esse professor não se sente na obrigação de mostrar aos alunos como se investiga na net, por exemplo? Será que nunca lhe ocorreu levar um filme para a aula e visioná-lo criticamente com os alunos? Debatê-lo, com os alunos? Será que considera que isso estupidifica?
Não se infira que eu estou a favor do modelo de avaliação...
Sou a favor da avaliação de docentes, sempre que isso implicar uma melhoria de qualidade de vida para os intervenientes no processo de ensino/aprendizagem e que seja desenvolvido de forma cientificamente aceitável e eticamente justa.
E sou a favor de que nós, docentes, acertemos passo não pelo ontem, nem pelo hoje, mas pelo amanhã - de forma crítica, claro. Não basta ao futuro ser futuro para ser bom ou mau.
E sou a favor da introdução das TIC nas aulas, para que os jovens desenvolvam um olhar crítico sobre estes novos meios e deixem de ser receptores passivos.
E sou contra os «velhos do Restelo». Cada vez mais!

2 comentários:

  1. Tia Adoptada,

    Cento e dez por cento de acordo.
    Com tudo.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Alien... eu até me contentava só com ento e cinco por cento :-)

    ResponderEliminar

reservo-me o direito de não publicar comentários